Vale a pena fazer compras em sites americanos?

Que falta muita coisa chegar aqui no Brasil a gente sabe, mas graças ao advento da tecnologia, praticamente todo site de marca americana disponibiliza entregas aqui – alguns até já mostram o preço em real quando detectam o IP brasileiro. Mas a realidade não é assim tão doce; além de sofrer com problemas de entrega, ainda corremos risco de ter que pagar por taxas exorbitantes que levam o preço do produto lá pra cima.

Como eu sou A LOUCA da maquiagem, às vezes não consigo resistir e compro maquiagem em lojas americanas. Acho que já fiz três ou quatros compras e, no geral, não tive nenhum problema além do esperado. Eu só tive que pagar taxa em uma das compras, no site da Morphe Brushes, e foi bem alta. Só de taxas, paguei R$170 a mais, então o produto ficou absurdamente caro. É uma questão de “sorte” porque nem todas as caixas são identificadas como cosméticos, então passa batido, mas sempre compro já preparada para a possibilidade de pagar taxas (cerca de 60% em cima do valor total da compra).

Ah, e também depende do serviço de entrega internacional que a empresa usa. Se a encomenda for enviada pela USPS ou UPS ela vai chegar no Brasil pelos Correios e a chance de ser identificado como cosméticos é menor pelo volume de coisas que passam pelos Correios. Mas se usarem alguma exportadora mundial como a DHL, que tem serviço próprio no Brasil, com certeza você vai pagar taxa porque passa tudo pela alfândega como um tipo de serviço particular, então eles checam tudo.

Mas a questão que faz total diferença para mim é que praticamente toda marca americana tem uma política de serviço ao cliente muito boa, então qualquer problema, é só mandar um e-mail que eles resolvem. Eu tive que cancelar uma compra recentemente e eles devolveram o dinheiro sem fazer confusão, bastou um e-mail, tudo da maneira mais simples possível – parece até mentira.

Mas porque fazer compra em site do exterior? Bem, além dessa questão do serviço ao cliente, a maioria das marcas também permitem que você devolva o produto se você não gostar. Eles acreditam tanto na qualidade do que produzem que se não tiver do seu agrado é só mandar de volta que eles devolvem o dinheiro – coisa que eu nunca vi em lugar nenhum no Brasil. Nunca aconteceu de eu querer enviar nada de volta, sempre me apaixono, mas dá uma segurança saber que há essa opção. Porém, procurem os termos de troca e devolução de cada site, pois muda de marca para marca.

Outra coisa é que a variedade de produtos é imensamente superior. Tenho muita dificuldade de encontrar determinados produtos aqui no Brasil – afinal quase nada chega aqui e, quando chega, é atrasado – e os Estados Unidos são os gênios das tendências, então basta respirar que aparece por lá. Ah, e sem contar que o preço sempre é melhor (quando não é necessário pagar taxa) e eles sempre tem promoções de verdade e cupons de desconto. Como por exemplo o corretivo que comprei da Colourpop, saiu por $1 com o cupom que eu tinha – ou seja, o corretivo saiu por mais ou menos R$4. NUNCA na história do Brasil que eu encontraria um corretivo dessa qualidade por míseros 4 reais aqui.

Então, para responder a pergunta do título: se você é a doida da maquiagem e pode arriscar pagar taxa, vale MUITO a pena. Se você usa maquiagem casualmente, não acho necessário. Mesmo não sendo o melhor nesse quesito, é possível encontrar o básico para uma make do dia a dia aqui no Brasil, sem passar nenhum estresse – apesar de não ter a opção de devolver se não gostar.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Nanda disse:

    Eu acabei de encontrar teu blog e fiquei tentadíssima a comprar as coisas da Zoella, mas estou com medo desse lance de taxas. Não teria como avisarem antes pra gente decidir se quer mesmo o treco ou não? Aliás, se há a taxação, ocorre como pra pagarmos? Eles enviam boletos?

    Desculpe-me pelas perguntas bobas e a ingenuidade,
    Abraços,
    Nanda

    Curtido por 1 pessoa

    1. Paula Paixão disse:

      Não tem como saber antes, você tem que pagar na hora de pegar o produto e eles dizem o valor na hora, mas a taxa é de 60% em cima do valor em real da compra. Eu paguei um valor meio alto nos produtos da Zoella, mas também comprei uns quatro produtos por vez. Quanto a como pagar: duas vezes eles mandaram um telegrama pelo correio dizendo que eu tinha que ir buscar na agência e pagar a taxa (na carta tem o valor), outra vez o entregador veio na minha casa com uma maquineta pra cartão, para caso não tivesse o dinheiro em espécie.

      Espero ter ajudado!

      Curtir

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.