O TCC foi minha melhor experiência na faculdade

Fotos: Danielly Nascimento

Logo no começo de qualquer curso já se fala sobre o temido TCC. Como reza a lenda, o período de realização do trabalho de conclusão parece a hora da morte, todo mundo detesta e quer logo se ver livre. Todas as pessoas que vieram antes de mim tinham alguma reclamação ou história de terror para contar, então claro que eu achava que quando chegasse minha hora eu ia ter um ataque do coração em algum momento.

Para minha surpresa, foi justamente o contrário. O processo de fazer o TCC foi o mais tranquilo do curso – fiz vários trabalhos que causaram mais estresse do que ele. Além de ter aproveitado bem os quatro meses que tivemos, conseguimos nos organizar, planejar e executar tudo com poucos engasgos. No final das contas, foi uma das experiência mais enriquecedoras que eu tive dentro do curso de jornalismo.

Primeiro em nível acadêmico; nossa proposta de pauta foi bem recebida, conseguimos completar todos os requisitos exigidos, contamos histórias incríveis, contruímos uma plataforma maravilhosa, e de quebra tiramos 10. Mas em um nível pessoal, a experiência não teve preço nem nota. Nós entrevistamos 22 pessoas, 18 personagens e 4 especialistas no assunto, criamos o site do zero, editamos videos, fotos e áudios sozinhas, tomamos decisões que valeram tudo ou nada, e no final o resultado é só orgulho.

Isso me ensinou que nós realmente temos a capacidade de fazer qualquer coisa. Além dos conselhos do nosso orientador e webdesigner, nós tomamos todas as decisões, a última palavra sempre foi nossa, de fazer ou não, de tirar qualquer informação, de adicionar qualquer coisa, fomos nós que batemos o martelo. Ninguém nos obrigou a nada, mas corremos atrás da nossa visão e realizamos tudo com muita ética.

E é essa a visão que eu quero ter para tudo na minha profissão de agora em diante, incluindo aqui no blog. Acabei de concluir o curso de jornalismo e quero trazer isso para esse espaço. Resenhas qualquer pessoa pode fazer, né? Mesmo sabendo que vocês gostam muito, quero aproveitar meu tempo livre para explorar jornalismo de beleza de verdade, conversar com as pessoas, buscar histórias únicas e construir aqui algo semelhante ao que construí no TCC, uma plataforma na qual as pessoas se sintam confortáveis na própria pele.

Claro, sei que não vai ser fácil, força de vontade e estímulo às vezes é difícil de ter sozinha, mas já estou com mil planos na cabeça e em breve vou começar a contactar algumas pessoas super legais para tentar entrevistar – não que elas vão aceitar né, mas o “não” eu já tenho. Torçam por mim, ta? Quero fazer uma coisa única que eu espero que vocês gostem. E enquanto não sai nada, vocês podem ir lá no site que criamos dar uma olhada: www.webjornalismo.unicap.br/marcas.

Anúncios

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.