Conversa: problemas do instagram

Oi, amores! Como vão vocês?

Então, se vocês acompanhando o instagram do blog, já devem ter me visto reclamar mais de uma vez sobre o algoritmo e funcionamento do aplicativo. Com cada atualização, me decepciono mais e cheguei até a passar um tempo sem postar, pois a situação ficou bastante frustante por lá, mas queria explicar um pouco melhor do que acontece, para quem não entende muito dessas coisas – pois sei que minhas amigas blogueiras estão passando pelo mesmo estresse e me entendem.

O algoritmo de um aplicativo é a forma como ele é programado para funcionar, filtrando e exibindo informações a partir disso. Assim como o Facebook, o Instagram não mostra as coisas em ordem cronológica, mas sim com base no que ele considera ser interesse de uma pessoa. Se você seguir alguém novo, o aplicativo vai mostrar algumas das publicações mais recentes do perfil e, a partir da sua interação com aquele conteúdo, definir se deve lhe mostrar mais ou não.

Acontece que não tem como a pessoa controlar isso e acaba que muitas vezes um determinado perfil simplesmente não vai mais aparecer no seu perfil e você não vai nem lembrar mais que seguia. Para quem tem perfis profissionais, como é o caso do perfil do blog, esse algoritmo é ainda mais apertado, pois ele considera aquele perfil uma empresa.

O que significa ser uma empresa dentro do Instagram (o mesmo é válido para o Facebook)? Bem, isso quer dizer que para ser visto pelos seus “clientes”, para que sua conta seja “divulgada”, você vai precisar fazer um pequeno investimento. E é pequeno mesmo, um mínimo de R$ 3, que eu paguei algumas vezes para tentar salvar algumas das minhas postagens do fundo do poço.

Porém, duas coisas acontecem quando você paga para que mais pessoas vejam sua postagem: primeiro que quem está vendo não são pessoas novas, possíveis novos seguidores, mas sim as pessoas que já seguem seu perfil. Essa ideia pra mim é absurda, sendo bem sincera. Se eu já conquistei o seguidor, porque preciso pagar para que ele tenha melhor acesso ao meu conteúdo?

A outra coisa é que o perfil fica “viciado” e vai mostrar para ainda menos pessoas suas postagens que não foram pagas, querendo forçar o usuário a continuamente. O problema é que as pessoas ainda não adquiriram o hábito de comprar nada no instagram, propaganda não é uma coisa que gera engajamento. É muito óbvio, se pessoas estão utilizando mais YouTube e Netflix pelo conforto de não precisar de comerciais, porque elas iriam querer ver isso no Instagram?

Acontece que então a intereção cai, as curtidas somem, ninguém mais vê nada do seu perfil e com isso vem a desanimação, falta de interesse e de motivação por parte das blogueiras. Vi várias meninas que eram super ativas irem abandonando aos poucos seus perfis, desapontadas com a falta de retorno com seu trabalho. Não adianta o esforço que  a gente coloca em um conteúdo, ele simplesmente não é visto e isso é muito frustrante.

É mais irritante ainda porque os acessos do blog continuam indo muito bem, até crescendo, independentemente da dificuldade de lidar com o Instagram, então se você segue, dá uma entrada lá no perfil. Tenho certeza que você vai encontrar conteúdo que não tinha visto, pois eu posto praticamente todos os dias. Aproveita e ativa as notificações pra não perder!

Anúncios

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s