Os desafios de manter um blog

Oi, amores! Tudo bom?

O Conversas de Penteadeira vai completar dois anos de vida em novembro, então meio que já comecei a contagem regressiva do que foi o 2º ano aqui com vocês. O tempo passa muito rápido, muitas coisas acontecem, e eu aprendi muita coisa. Entre esses apredizados estão, claro, as coisas não são tão fáceis para quem tentar manter um blog consistente e queria compartilhar com vocês algumas delas.

Questão de conteúdo e dia de postagens é muito fácil de resolver quando se há um planejamento, mas às vezes o que você planeja não sai como você queria ou simplesmente não sai. E aí vem o desafio número um: tecnologia. Sim, da mesma forma como foi a tecnologia que tornou possível a existência desse blog, ela também atrapalha.

Já aconteceu mais de uma vez de eu tentar fazer algo diferente em uma postagem e o WordPress simplesmente não permitir ou dar erro na hora de salvar e apagar tudo. Ou então dá um bug no sistema e uma postagem não entra. Uma vez aconteceu de uma postagem feita no dia 8 de junho entrar antes do dia 3 na página principal, mesmo tento sendo publicada depois. Ou então a postagem entrar no facebook, mas não estar visível na página principal. Coisa que simplesmente não fazem sentido e você não sabe nem o que fazer para consertar.

Outra coisa que pode ser extremamente complicado, mas que é uma grande parte de pessoas que tem blog, é o fato de que você trabalha sempre sozinha. Não é questão de ter que fazer todo conteúdo por si só ou nada do tipo, mas porque você não tem ninguém pra revisar o que você fez, ninguém com quem discutir as ideias, ninguém com quem contar na hora que você quer fazer algo diferente, mas está sem inspiração.

A força de vontade, habilidade e sensibilidade tem que vir apenas de uma pessoa e, acredite se quiser, pode acabar sendo um pouco cansativo. Sem falar que ainda tem o risco de se acomodar e nunca fazer nada de diferente, porque você acha que já sabe quais são todas as possibilidades dentro daquele meio. No jornalismo, eu sempre tenho um editor ou professor com quem trocar as ideias e tentar fazer as coisas crescerem ainda mais, mas no blog, é comigo e com a sorte.

A terceira coisa, que eu acho que tem um pouco de relação com as duas anteriores, mas pode ser resolvida independentemente delas, é a necessidade de aprendizado constante. Pode parecer estranho listar aprendizado como um desafio, mas a perspectiva aqui é que você precisa ter a curiosidade, força de vontade, abertura e consciência para entender em quais pontos você pode crescer e então correr atrás para aprender.

É um exercício que, muitas vezes, dá preguiça de fazer e, mais uma vez, seria mais fácil se você tivesse uma pessoa do seu lado para lhe mostrar certos truques e dar dicas. Quando você depende de si próprio, é necessário fazer uma auto-análise constante do que você já fez, está fazendo e quer fazer, para então descobrir o que falta para alcançar o objetivo e, dando tiro no escuro, procurar o caminho para chegar lá.

No final das contas, é mesmo como andar por uma estrada à noite, onde a cada passo você precisa ler uma placa de direções nova para saber para onde está indo. É um processo que eu aprendi a gostar e faz sentido pra mim hoje em dia, mas que, como eu não sou de ferro, tem dia que me faz questionar certas coisas. E você? Quais são suas dificuldades?

Anúncios

3 comentários sobre “Os desafios de manter um blog

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s