Conversa: mania de comentários odiosos online

Eu estudo e trabalho com comunicação, então uma coisa constante na minha vida é ver gente falando coisas absurdas sob a segurança de estar por trás de uma tela de computador. Isso é uma coisa que vem sendo muito discutida ultimamente e já fica meio que subentendido que as coisas que uma pessoa diz online, ela provavelmente não diria ao vivo.

Mas o que, exatamente, isso quer dizer? Seria que uma mesma pessoa tem duas personalidades diferentes?! Ou seria que ela esconde uma parte mais negativa de sua personalidade no dia a dia, já que certas coisas não são aceitas em sociedade, mas ela se sente segura o suficiente para ser livre online?

Eu posso garantir a vocês que eu nunca mandei nenhum comentário odioso para ninguém e sei que minhas amigas de ciclo mais próximo também nunca mandaram. Fiquei me perguntando o porquê de um grupo de pessoas se sentir confortável a ponto de mandar outra pessoa se matar em um comentário de instagram. Cheguei a conclusão óbvia: uma pessoa que faz esse tipo de coisa tem problemas pessoais muito sérios.

Recentemente o YouTuber Jeffree Star postou um vídeo se desculpando por comentários racistas que ele havia feito no passado. No vídeo, ele explica que estava passando por um momento muito baixo de sua vida e sentia raiva de tudo e de todos. Por ele ser gay e gostar de maquiagem, as pessoas o tratavam mal e, em retorno, ele revidava com mais palavras de ódio. Hoje, ele está em outra fase e consegue perceber o absurdo que fez e a seriedade de suas palavras.

Essa experiência do Jeffree, pra mim, reflete exatamente o que eu vejo diariamente na internet; pessoas se destratando, xingando e ameaçando outras de morte simplesmente por não concordarem com o que a outra está fazendo. Cada dia mais vejo pessoas que trabalham com mídia falando sobre isso, pois o número de pessoa online tem crescido cada vez mais.

Tenho várias teorias sobre de onde vem tanta raiva e tanta “coragem” (com muitas aspas) para falar certas coisas online, mas o que eu não tenho é uma solução para que isso acabe. Muitas dessas pessoas devem estar passando por momentos ruins como o Jeffree, outras são simplesmente ruins, mas o que resta seria essas pessoas atingirem um certo nível de maturidade para finalmente pararem com isso.

Mas até quando a interner continuará sendo terra de ninguém? E até quando essas personalidades online vão conseguir suportar o ataque diário de comentários negativos e cheios de ódio?

Anúncios

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s