Conversa: a ideia de que “ser blogueira é muito fácil”

Oi, amores! Como vão?

Muito antes de criar esse blog eu já ouvia as pessoas dizerem que “ser blogueira não é profissão”, “ser blogueira é muito fácil” e coisas nessa linha. Eu imaginava que não era, afinal qualquer atividade que requer criatividade não é simples, mas não tinha a experiência para contar. Mas agora, depois de um ano e meio de blog, eu posso dizer com toda certeza que não, não é fácil e que dá trabalho sim.

A intenção aqui não é reclamar, eu amo o blog e amo escrever cada post, amo tirar e editar fotos, amo bolar conteúdo, de verdade mesmo, é a minha atividade preferida do dia a dia, junto com me maquiar. Mas várias vezes fiquei acordada até mais tarde porque tinha que produzir, já deixei de fazer algumas coisas pra escrever os posts da semana.

Quando viajo, tenho que ficar ligada nas possibilidades de produzir conteúdo para o instagram, o que fotografar, o que fazer vídeo. Preciso me ligar nos horários de postagem e me preparar para que os posts estejam todos prontos antes de eu ir para qualquer lugar.

Tenho que separar momentos do dia para entrar no Instagram para interagir com as pessoas, responder comentários e comentar nas fotos dos outros. Tenho que entrar nas tags que uso para curtir as fotos. Aí você pensa “ah, grande coisa, curtir foto”, mas além de isso tomar tempo, é uma forma que eu tenho de ficar sabendo o que as outras pessoas estão fazendo, quais são as tendências, o que está chamando atenção.

Tirar foto, editar e escrever os posts também são coisas que tomam tempo do meu dia, tempo esse que eu poderia estar dormindo, assistindo alguma série, conversando com amigos. Mas veja, eu faço com muito prazer, por isso não acho um sacrifício, mas exige muito sim. Bolar conteúdo não é uma coisa do dia pra noite, mas pra minha felicidade acontece naturalmente pra mim, então sempre tenho coisas planejadas.

E claro, não tem nem o que falar do investimento. No meu caso, trabalho com maquiagem, e isso é uma coisa que custa caro. Como o blog ainda é pequeno, muito raramente recebo coisas de graça, então essa ilusão de que blogueira é tudo rica porque ganha pra falar de produto é uma realidade limitada a poucas de nós e, mesmo assim, envolve trabalho.

Não é porque alguém não entende como algo é feito ou não considera trabalhos que envolvem criatividade uma profissão, isso não limita ou define o que a outra pessoa está fazendo. Não tem como comparar profissões, não tem como dizer quem faz mais ou faz menos, pois um não sabe a realidade do outro. No final das contas, o que importa é fazer o que amamos e nos sentirmos bem fazendo.

Antes de dizer “ser blogueira não é profissão”, compre um domínio, monte e lance seu blog e produza conteúdo semanal. Depois, a gente pode falar sobre o que a palavra “profissão” quer dizer e o que você está fazendo. Não diminua ninguém por não entender o que eles fazem.

Anúncios

2 comentários sobre “Conversa: a ideia de que “ser blogueira é muito fácil”

  1. Ana Paula disse:

    Falei que vinha… demorou um pouco mas cheguei! rssss..
    Blogueira, pra mim, é profissão sim!!! Não regulamentada – ainda! – mas é! Profissão, de acordo com o dicionário Michaelis, é uma ocupação ou emprego do qual se obtém o sustento para si e seus dependentes ou o ofício para o qual uma pessoa se especializou. E como em todas as outras, começamos muitas vezes sem receber nada ou muito pouco. Á medida que vamos progredindo, a remuneração vai aparecendo, não é mesmo! A questão é que é uma atividade muito nova! Daí a dificuldade que algumas pessoas têm em entender como profissão!
    Várias blogueiras se especializaram e se sustentam sim! Sabemos de várias!
    É através de pessoas como você e de posts como o seu que esta realidade vai mudar! Nós, que amamos o que fazemos, temos muita responsabilidade em divulgar – com seriedade – sobre a blogosfera! Parabéns pela sua contribuição!
    Sigamos em frente porque temos muito trabalho, né?! rssss..
    Um super beijo!
    Ana

    http://blogdaana.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s