Dicas para quem quer começar um blog

Oi, amores! Tudo bom?

Antes de começar um blog, eu tinha muitas dúvidas sobre como seria. Pensando nisso, resolvi fazer um post falando sobre algumas coisas que podem te ajudar e dicas do que fazer antes mesmo de colocar sua página no ar. Tudo isso veio por experiência própria e eu diria que a melhor forma de aprender é tentando, então se joga!

Verifique se o domínio já não existe:

Quando pensamos em um nome para o nosso blog, é importante verificar se esse nome já não existe em algum lugar. Verifique no Google e diretamente nas redes sociais se não há algo muito parecido ou até igual ao nome que você queria. Se você quer colocar seu nome como título do blog, também verifique se você não tem uma xará por aí que tenha comprado o domínio e criado uma marca usando o mesmo nome.

Ao criar o blog, aprenda em como mexer na ferramenta antes de lançá-lo:

Eu fiquei em dúvida entre o WordPress e o Blogger antes de criar esse blog, mas como tinha um pouco mais de conhecimento sobre o WordPress, acabou que ele venceu. Então passei quase dois meses escolhendo as cores, as fontes, criando as páginas, tags e montando a página principal. Busquei aprender o máximo sobre as opções oferecidas pelo WordPress para não ter problemas na hora de fazer as postagens e compartilhar o conteúdo.

Esteja sempre um mês à frente:

Quando comecei a criar o blog, planejei mais de um mês de postagens para garantir que teria conteúdo suficiente para mantê-lo. Isso foi muito bom porque eu conseguia ficar mais livre em semanas de prova, por exemplo, porque o conteúdo já estava pronto. Em um ano e meio de blog, nunca perdi nenhum dia de postagem. Mantenho tudo organizado, faço calendário de postagens, e hoje tenho um dia da semana reservado para preparar os posts.

Mais importante do que saber demais, é aprender no processo:

Eu diria que 70% do que eu sei hoje sobre como manter um blog bem atualizado, com conteúdo variado, eu aprendi fazendo. A questão do que fica melhor, a melhor forma de falar, a melhor foto, tudo veio durante o processo. Não adianta querer ser expert antes de começar, pois vai ser apenas um atraso e, provavelmente, vai envolver muita frustração. Cada caso é um caso, e você precisa entender o seu para saber a melhor abordagem.

Saiba seu diferencial e parta dele:

Não há como negar que o que não falta na internet hoje em dia é blog. Todo mundo anda falando sobre tudo na internet, então você precisa ter muita consciência de como você vai ser diferente dos outros. Além disso, é importante ter seu próprio estilo; não imite ninguém, não tente fazer igual só porque deu certo para outra pessoa. Busque inspiração e encontre sua forma de se expressar para que seu conteúdo tenha sua cara.

Um dia de cada vez:

Quando eu lancei o blog, tinha dia que ele não recebia nenhum acesso, então tenha consciência de que você vai crescer aos pouquinhos, conforme as pessoas passarem a ter seu blog como referência para algo. Provavelmente você não vai passar a ter centenas de acesso da noite pro dia, o que é muito bom, porque aos poucos é possível aprender o que as pessoas mais acessam, quais são os dias que elas mais interagem, etc.

Não há uma fórmula de como essa coisa de blog funciona, é tentativa e erro mesmo. A grande maioria das blogueiras famosas começaram pequeno e não há nada mais satisfatório do que ver seu fluxo de leitores crescendo naturalmente e seus seguidores cada vez mais presentes. Respire, vá com calma, e deixe sua alma falar por você. Vai dar tudo certo!

Anúncios

4 comentários sobre “Dicas para quem quer começar um blog

    • Paula Paixão disse:

      Oi, amor! Que bom que você gosta!!! ♥️ é, eu realmente acho que planejar com antecedência faz toda diferença! Não tem imprevisto que barre a gente ♥️ tenho alguns posts aqui no blog sobre organização e planejamento, dá uma pesquisada na palavra “planejamento” que você deve encontrar ♥️♥️♥️ e espero que te ajude

      Curtir

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s