Dicas para manter blog atualizado

Olá, amores! Como vão?

Para quem tem uma rotina apertada, arrumar tempo para atualizar um blog pode ser um pouco complicado. Entendo bem disso e então quis trazer aqui alguns dicas de como manter seu blog bem atualizado e recente, mesmo com tantas outras coisas para fazer.

Antes de entrar nos tópicos eu queria explicar mais ou menos como é minha rotina. Dias de segunda, terça, quinta e sexta eu saio de casa às 06:20 e volto às 19:30. Nas quartas, eu saio na mesma hora, mas volto por volta das 14:00, se não tiver nenhum outro compromisso marcado para a tarde – o que normalmente tenho. Acho que dá pra ver que a margem de tempo livre que eu tenho é mínima, então essas dicas que eu vou dar a seguir são coisas que eu realmente faço e não falham.

  • Prioridades

Acho que a escolha de começar um blog coloca muitas coisas em perspectiva; é preciso se dedicar para não acabar se frustrando e, para isso, seu blog precisa ser uma prioridade na sua vida. Isso significa deixar de fazer algumas coisas para ter tempo de atualizar seu conteúdo, seja realmente escrevendo um post, editando fotos ou assistindo vídeos e lendo blogs de outras pessoas para ficar por dentro do que está acontecendo e o que há de novo na comunidade.

  • Planejamento

Para que você realmente consiga produzir bem, é necessário planejar bem seu tempo. Eu, por exemplo, sempre planejo os posts do blog com pelo menos um mês de antecedência. Assim, se eu tiver algum bloqueio de criação, não vai ter nenhum impacto no blog, pois eu vou ter outros posts já planejados. Além disso, domingo é meu dia de escrever todos os posts da semana, editar fotos e deixar as postagens já prontas para serem publicadas durante a semana.

Dessa forma, mesmo em uma semana de provas muito intensa ou se eu estiver doente, eu consigo fazer postagens normalmente, pois elas já estavam prontas. Se eu fosse deixar para fazer um dia antes, não ia dar tempo. Ter dias fixos de postagem também ajuda muito e, uma coisa simples, mas importante, é ter em mente que você tem que escrever posts, não importa como ou quando, então vá e faça logo ao invés de ficar esperando um dia mais calmo, uma hora que você não esteja com sono ou um milagre de inspiração acontecer.

  • Estar atualizado

Eu mencionei a questão do bloqueio de criação e, para quem trabalha com conteúdo mais criativo, esse é um problema real que pode acabar atrapalhando muito nosso nível de produção. Mas, com quase um ano e meio de blog, eu percebi que esse bloqueio só acontece se eu passar muito tempo sem assistir canais de beleza no YouTube ou sem entrar nos blogs das blogueiras que eu admiro.

Saber qual é o lançamento mais recente, qual produto está alta, o que saiu de linha e o que não caiu nas graças do povo ajuda muito a saber o que colocar aqui no blog. Então busque a sua fonte de conteúdo, seu lugar de inspiração, e se mantenha sempre em contato com esse mundo que você escolheu. Garanto que vai ficar muito difícil não se inspirar!

  • Cartas na manga

É preciso ter o máximo possível de “macetes” para evitar acontecimentos que possam impedir que você produza um post. Se o dia está muito nublado e escuro, é bom ter uma boa luminária com luz de led branca – a qualidade não é a mesma, claro, mas quebra um galho muito grande. Para problemas com a internet, tenha um modem instalado no seu computador ou um bom 4G para que possa usar o aplicativo no celular – uso o WordPress, que tem um aplicativo muito legal. No caso de falta de inspiração, o mais indicado é ter uma fonte que com certeza vai te dar alguma sugestão de conteúdo, como eu mencionei no ponto anterior.

No final do dia, é uma questão de quão importante seu blog é pra você. Se você realmente está buscando aumentar sua audiência e fazer disso sua única forma de renda algum dia, não adiantar chorar nem bater o pé, sacrifícios precisam ser feitos para que dê tudo certo no final – mas, sendo sincera, se é uma coisa que você gosta muito, não é sacrifício nenhum. Porém, se for, seria bom repensar se vale a pena.

Dedicação leva a gente longe na vida. Você tem alguma outra dica? Deixa aqui nos comentários.

Anúncios

2 comentários sobre “Dicas para manter blog atualizado

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s