Blogmas dia 20: lanchinhos para uma tarde natalina

Olá, floquinhos de neve! Como vão? Animados para o dia que está chegando?

Nós já falamos sobre comida antes, certo?! Mas quando o assunto é Natal, comida nunca é demais! Então, como naquele post eu falei sobre uma sobremesa que leva um pouco mais de tempo, nesse eu vim falar sobre lanchinhos que você consegue preparar ainda mais rapidamente e que são ainda mais natalinos, mas que não matam a fome.

img_7028

Biscoitinhos de açúcar

Quem nunca viu esses biscoitinhos em filme?! Eles são bem simples de fazer, a única coisa chata é que a massa tem que ficar esfriando no freezer por duas horas. Mas pense dessa forma: você pode preparar a massa cedo e deixar no freezer; quando suas amigas chegarem, vocês podem fazer as formas que quiserem e enfeitar juntas.

Você vai precisar de:

3 e 3/4 xícaras (468g) de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
1 xícara (225g) de margarina em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara (300g) de açúcar branco refinado
2 ovos

Modo de preparo:

Em um recipiente, peneire a farinha, fermento e sal. Em outro recipiente, bata a margarina e o açúcar até a mistura ficar mais clara e macia. Bata os ovos um por vez dentro da mistura da margarina e açúcar. De pouco em pouco, misture com os ingredientes peneirados até que a massa fique homogênea. Cubra o recipiente com plástico filme e leve ao congelador por duas horas.

Pré-aqueça o forno a 200°C e prepare a forma com papel manteiga. Em uma superfície com um pouco de farinha, abra a massa em pequenas porções de 6 milímetros de espessura. Corte com as forminhas que quiser e vá colocando os biscoitos na forma – se você quiser enfeitar com qualquer coisa, o indicado é colocar antes de levar o biscoito ao forno. Depois, só se for alguma cobertura.

Deixa assar entre 6 e 8 minutos no forno pré-aquecido ou até perceber que as bordas dos biscoitos estão ficando marrom. Remova do papel e deixe esfriar antes de adicionar qualquer cobertura (ou coma assim mesmo).

img_6652

Foto: Evelyne Valgueiro

S’mores

Eu não sei vocês, mas eu sempre quis experimentar essa tal sobremesa de chocolate com marshmallow na bolachinha. Então descobri que o negócio é fácil de fazer e só precisa literalmente desses três ingredientes. Não precisa montar uma fogueira não, seu forno já resolve. Se prepare para essa emoção.

Você vai precisar de:

Chocolate meio-amargo
Marshmallow branco
Biscoito Maria

As quantidades dos ingredientes dependem da porção que você quer fazer, mas o importante é que as camadas tenham mais ou menos a mesma “altura”.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°. Derreta o chocolate no microondas, colocando 30 segundos por vez e tirando para mexer. Coloque o chocolate derretido dentro da travessa onde irá servir (precisa ser resistente ao forno). Corte os marshmallows pela metade (se forem muito grandes) e vá posicionando por cima do chocolate, em pé, e complete a camada. Se seu forno tiver a opção grill, coloque a travessa por uns 5 minutinhos ou até o topo dos marshmallows ficar meio dourado. Se não tiver essa opção, deixe no forno normal por uns 8 minutos. Tome cuidado para o chocolate não queimar!

Retire a travessa do forno e pronto! Como aqui no Brasil é meio difícil achar as bolachinhas originais utilizadas lá na gringa (elas se chamam Graham Crackers), você pode substituir por qualquer bolacha que seja mais neutra no sabor, como o biscoito Maria, ou pode comer os s’mores com os biscoitinhos de açúcar da receita acima – fica babado!

Anúncios

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s