Tendência: já pensou em lavar o cabelo sem shampoo? Conheça as técnicas

low-poo-no-poo

Oi, amores! Tudo bem?

Não é de hoje que ouvimos falar da tendência trazida pela cabeleireira Lorraine Massey de No Poo e Low Poo, que significam nenhum shampoo e pouco shampoo, respectivamente. Essa tendência fez com que discutíssemos os efeitos do uso de shampoo em nossos cabelos, afinal, esse produto contém muita química e um sulfato muito agressivo que é o que dá a impressão de estar lavando o cabelo – cria muito espuma.

E se eu dissesse que essa técnica busca usar o mínimo de shampoo – e espuma – possível?

Fazer espuma não é sinônimo de limpar. Shampoos tendem a absorver toda a hidratação natural do nosso cabelo, por isso você sente como se seu cabelo fosse palha depois que enxágua. Mas e o condicionador não repara? Bem, o condicionador também contém química e derivados do petróleo que deixam um filme de produto no nosso cabelo e a única forma de retirá-los é com shampoo – viu aí o ciclo que se forma? A repetição desse processo acaba causando danos prolongados no nosso cabelo, como o ressecamento dos fios.

Eu nunca utilizei essas técnicas de no poo e low poo, mas conversei com Crystal Ribeiro, do blog Flamingos no Café, e ela me contou como tem sido a experiência dela. Crystal faz no poo há quase um ano e meio e disse que sente muita diferença, principalmente se for obrigada a usar um shampoo normal em alguma ocasião. “Quando uso um shampoo com sulfato quando estou na casa de alguém e não levei um produto meu, o cabelo parece muito mais ressecado”, ela disse. “Depois de um tempo [fazendo o uso do no poo], a textura do cabelo fica muito mais macia e com bem menos frizz.”

Crystal também pinta o cabelo de ruivo com frequência, então isso também influencia em sua escolha de fazer o uso de no poo. “Mesmo que você use uma tinta boa, a química resseca muito. A técnica de no poo ajuda porque evita que o cabelo sendo agredido por mais químicas e não interfere na cor. Assim, economizo em tonalizações e tinta pois a tinta fica viva e bonito por mais tempo”, Crystal compartilhou.

Já Whellen Campos, do instablog @cabelo.divas, faz low poo há alguns meses e por isso criou o instablog. “Quem faz low poo só pode usar produtos com sulfatos fracos e para encontrar esses produtos basta entender as informações que vem nos rótulos. O low poo deixou meu cabelo mais alinhado, hidratado, com brilho, macio e sem nenhum ressecamento. Antes era bem indefinido, poroso e ressecado”, contou Whellen.

Mas que informações buscar nos rótulos dos shampoos? No blog Simplesmente Monica é possível encontrar uma lista bem explicadinha de ingredientes contraindicados aos nossos cabelos, como silicone e fragrance. É muita coisa, mas vale a pena analisar com cuidado os rótulos, pois alguns desses ingredientes são altamente prejudiciais a nossa saúde.

E, ai? Alguma dica de como cuidar dos cabelos? Deixa aqui nos comentários.

Anúncios

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s