Dicas de organização: definir prioridades, gerenciar compromissos e como se organizar

Oi, amores! Tudo bom?

Vocês já devem saber que eu sou a doida das listas, né?! Como contei na nossa conversa sobre organização, eu sou conhecida por ter muita disciplina. Depois daquele post, recebi um feedback legal de algumas pessoas e resolvi falar um pouco mais sobre isso. Nesse post, vou dar dicas práticas do que fazer para organizar sua vida.

1. Tentativa e erro

Uma vez comprei uma agenda, pois percebi que tinha que lembrar de muitas datas – provas, entrega de trabalhos, reuniões, etc. Acontece que foi dinheiro jogado fora. Eu não consegui manter a agenda atualizada e a bagunça continuava a mesma. Em seguida, resolvi comprar um planner. Ele é bem compacto, direto e prático. Me apaixonei! Hoje mantenho um planner, um caderno de pautas e bloquinhos de listas.

Se trata de encontrar o que funciona pra você. Às vezes o app de notas do celular pode ajudar também. Se você precisa de um lembrete, existem aplicativos como o Swipes que enviam notificações quando você tem algo naquela data. Tente diferentes formas e encontre a que se adapta ao seu modo de viver, mas não desista! É um processo.

organizacao

2. Rotina

Para que você consiga manter seus compromissos bem gerenciados, você vai precisar ser bem consciente da sua rotina e incluir organização nela. Se você estuda a manhã toda, já sabe que esse horário não está livre para nada. Faz cursinho a tarde? De que horas você chega em casa? Tem o final de semana livre?

É preciso manter uma “margem de erro”. Se você sabe que chega em casa às 3 da tarde, só organize compromissos a partir das 4 da tarde. Essa uma hora serve para caso você fique presa no trânsito ou se precisar tomar um banho ou se chegar em casa desesperada de fome. Claro, se nada disso acontecer, você ganha 1 hora livre (o que automaticamente diminui o estresse) ou pode antecipar seus planos e acabar mais cedo. A mesma coisa se tiver um compromisso marcado. Garanta que você vai estar livre uma hora antes do que marcou, assim diminui as chances de atraso (e estresse).

3. Comece logo

Pare de ler esse post, pegue um papel e uma caneta e anote todos os compromissos da semana. Só volte quando terminar.

Terminou? Muito bem. Agora você pode aproveitar a tranquilidade que é não se esquecer de nada que tem que fazer. Não deixe para começar a se organizar amanhã; comece o quanto antes, nem que seja em uma folhinha de papel qualquer. O ser humano tende a deixar tudo pra amanhã e esse amanhã parece que nunca chega. Quanto antes você começar, mais cedo você vai saber qual é a melhor maneira de se organizar para você e aí a próxima semana de provas vai vir sem muito atropelo. Nada de enrolação!

4. Prioridades e compromissos

Pode acontecer de aparecer mais de um compromisso na mesma hora. E aí? Você vai ter que escolher um. Não se engane achando que vai dar tempo, que você pode sair mais cedo de um pra chegar já no final do outro. Isso pode até dar certo, mas é um causador de estresse – e, muitas vezes, cria uma situação desagradável. Você vai ter que escolher sim. Calma! Eu sei que ter que escolher pode causar ansiedade em algumas pessoas, mas pense mais como se fosse uma análise. Você vai ter que criar uma base para sua análise.

Normalmente, eu penso nesses critérios: qual é mais perto de onde eu vou estar antes de ir, qual é o vínculo que eu tenho com os organizadores (quanto maior o vínculo, mais o compromisso se torna prioridade), quanto vou gastar ou já gastei (caso eu tenha comprado o ingresso pra algo), os meios de transporte disponíveis e quais benefícios eu posso obter naquilo (no caso de compromissos profissionais). A partir disso, eu analiso qual compromisso é o melhor para mim.

Um exemplo: uma vez eu tinha uma reunião marcada na hora de uma aula. Eu não ia para a reunião, pois aula sempre é prioridade para mim. Porém, o professor ia passar um filme e disse que poderia fazer uma cópia para quem não pudesse assistir na hora. Então, isso tornou a reunião minha prioridade. Entendeu? Eu fiz uma análise e conclui que, já que eu poderia ter acesso ao filme depois, eu poderia assistir em outro momento e comparecer a reunião.

5. Faça por você

Porque você está lendo esse post?

Se for por ter interesse em se organizar melhor, eu quero que você pare um segundo para entender o porquê dessa vontade. É por causa das reclamações da sua mãe? É porque você acha bonito que aquela sua outra amiga é super organizada? É por achar que sua vida acadêmica e/ou profissional estão sendo prejudicadas pela sua falta de disciplina?

O motivo por trás da sua vontade de se organizar tem um efeito direto no seu sucesso nesse processo. Você tem que querer por você, não por querer provar que alguém está errado ou para tirar foto e postar no instagram. Você precisa ter consciência de que o que você está fazendo hoje vai refletir na sua vida, seja imediatamente ou no seu futuro.

Se organize para tirar notas melhores, se organize para conseguir uma promoção, se organize para se tornar um profissional melhor, se organize para diminuir seu nível de estresse e ansiedade. Faça isso por você e eu prometo que o sentimento positivo de ver suas coisas bem organizadas vai triplicar.

Gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão? Deixa aqui nos comentários.

Anúncios

6 comentários sobre “Dicas de organização: definir prioridades, gerenciar compromissos e como se organizar

    • Paula Paixão disse:

      Oi, Crystal! Eu comprei ele na Saraiva, custou uns 20 reais. A maior diferença é que ele tem um espaço muito menor pra escrever em relação a agenda, é mais compacto, direto ao ponto e é datado. Eu prefiro por ele não ocupar tanto espaço físico e pela praticidade. Eu posso levar pra você dar uma olhada melhor, mas também é possível achar planners maiores e com mais espacos 😘😘😘

      Curtir

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s