Conversa: como se tornar uma pessoa organizada

As pessoas comentam sobre minha organização e disciplina com certa frequência. Amigos, colegas de turma e professores já perceberam que eu sou bem responsável e organizada e alguns deles já vieram me pedir dicas e perguntar como eu consigo manter minhas coisas tão certinhas apesar da correria do dia a dia. Eu tenho sim dicas de organização e posso fazer um post separado sobre isso, mas queria conversar aqui sobre os pedidos de ajuda.

Antes de mais nada, é necessário ver organização como uma coisa boa. Eu amo arrumar meu quarto, amo fazer listas de coisas que preciso fazer, amo organizar meu planner, amor gerenciar meus compromissos. Se você enxerga organização como um fardo ou obrigação, você dificilmente conseguirá atingir os níveis de disciplina que deseja ou precisa ter.

Você concorda que ter coisas demais para fazer é estressante? Se acha que sim, você deve entender bem como é o sentimento de achar que tudo está saindo do controle, que você não vai ter tempo de fazer nada do que precisa fazer. Esse pensamento estressa, deixa a gente nervoso e ansioso. Como parar esse sentimento, então? Nos organizando.

papeterie 2

Fazer uma lista de coisas que você precisa fazer vai, sem dúvida nenhuma, lhe ajudar a recuperar o sentimento de controle. Você é dono do seu tempo, então se quer primeiro fazer um trabalho da faculdade e só depois ler aquele livro que o professor mandou, coloque isso na sua lista. É sua escolha, você é quem manda. Porém, se você só ficar pensando que precisa fazer um trabalho sem sentar e planejar de que horas você realmente vai fazer, o relógio vai continuar andando e o nervosismo vai aumentando.

“Mas não depende só de mim”. Então vá lá e tome uma atitude.

Eu sou estudante de jornalismo e muito do que eu faço não depende só de mim. Quando vou fazer uma entrevista, dependo do entrevistado. Quando tenho dúvidas, dependo do professor. Mas o que der para fazer no meu tempo, eu vou fazendo. Adiantar o máximo que você puder também dá uma sensação de controle maior do que simplesmente esperar pela boa vontade dos outros.

Não podemos nos iludir, às vezes as coisas dão errado ou o tempo acaba. Porém, o processo até chegar naquele momento vai ter tido um nível de estresse muito menor. Já chega de “depois eu faço”, sente-se e diga “amanhã, às 9:30 da manhã, eu vou fazer” e faça. Ao perceber como isso ajuda e ao sentir a satisfação de realizar um bom plano, organização vai se tornar parte da sua rotina.

Eu não sou especialista nisso; muito longe disso. Mas posso falar por experiência própria que quanto mais eu me organizo, mais eu quero me organizar. Faça o teste, tome as rédeas dos seus compromissos e depois me conta como foi.

Anúncios

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s