Cosméticos que fazem testes em animais

Foto: Malu Didier

Foto: Malu Didier

Para nós que estamos aqui com o propósito de compartilhar o que há de melhor no mundo da beleza, tudo parece um paraíso. Praticamente todos os dias, marcas e mais marcas lançam produtos novos para nos satisfazer. Porém, um tópico que ainda não foi tão discutido quanto deveria é a prática de testes dermatológicos em animais.

O que é isso?

Bem, produtos que são feitos com a intenção de serem usados na pele humana precisam sempre ser testados antes de irem para as lojas. É necessário garantir que o produto não causará nenhum tipo de dano ou alergia. A única forma de garantir isso é realizando testes. Se você observar a embalagem dos seus produtos, todos eles tem “dermatologicamente testado”.

Algumas marcas usam humanos para realizar esses testes, mas outras mantém animais em laboratórios para diminuir os custos de produção, já que os humanos muitas vezes precisam ser pagos. Além dos testes nos animais serem realizados das formas mais cruéis possíveis, muitos são usados até não aguentarem mais e morrerem.

Segundo uma estimativa feita pela diretora de ciências da Coligação Europeia para o Fim das Experiências em Animais, Katy Taylor, 115 milhões de animais são usados em pesquisas e testes todos os anos (para diversos itens de consumo, não apenas cosméticos).

DOGUINHO 2

Foto: Malu Didier

A empresa Lush, uma das marcas de cosméticos que mais advoga contra testes em animais, realizando campanhas contra esses abusos, fez um vídeo chocante a respeito desse assunto. O vídeo mostra como os animais são tratados na hora de fazer esses testes, mas ao invés de colocar um animal de verdade, colocaram um humano em seu lugar. O ato aconteceu numa rua movimentada de Londres, em uma vitrine, para que todos que estivessem passando pudessem ver. As imagens são um pouco fortes, mas vale a pena conferir.

Com o avanço da tecnologia atual, não há mais desculpas para continuar os testes em animais. No Brasil, o grupo Boticário (O Boticário, Eudora, The Beauty Box e Quem Disse, Berenice?) desenvolveu a pele 3D que é criada em laboratório e substitui o teste em animais. Internacionalmente, o grupo L’Oréal (mais de 500 marcas) também pretende entrar na onda de pele 3D, apesar de ser famoso por um histórico de testes em animais.

A organização PETA mantém uma lista atualizada de marcas que ainda utilizam testes em animais – até mesmo de marcas que não testam seu produto final em animais, mas compram ingredientes de fornecedores que testam. Clique aqui para ver a lista, mas o choro é livre quando você encontra uma marca que adora na lista. No Brasil, a organização PEA é a responsável por fazer a lista de marcas nacionais que não testam em animais. Felizmente, a lista é longa.

DSC_2014

Foto: Malu Didier

Vai da consciência de cada um se a pessoa vai continuar ou não utilizando produtos de marcas que testam em animais, mas acredito que a briga para que parem com essa crueldade deve ser uma luta social.

Anúncios

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s