Especial: dúvidas comuns de maquiagem esclarecidas por profissional

DSC_0328

Foto: Malu Didier

A indústria de cosméticos arrecadou 101,7 bilhões no mundo só em 2014, segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal e Cosméticos (ABIHPEC). No Brasil, o consumo de produtos de beleza representa 1,8% do PIB nacional. O volume de rotação é grande, assim como o número de riscos que o usuário corre se não fizer o uso apropriado dos produtos. Há alguns mitos e confusões a respeito dos cosméticos. Isso faz com que a utilização desses produtos se torne mais prejudicial do que bom.

Raffaelle Ramos de Lunna começou a trabalhar como maquiadora em 2013, mas antes disso já maquiava amigas. Atualmente ela é freelancer e equilibra sua vida entre sua loja de roupas e os atendimentos à domicílio. Com toda a experiência que adquiriu, Raffaelle pôde dividir alguns aprendizados da profissão, incluindo hábitos perigosos para nossa pele. A seguir, os principais trechos da entrevista com Raffaelle.

Para pessoas que tem problema com acne, qual é a recomendação a respeito do uso da maquiagem?
Depende muito do nível de acne que ela tenha. A recomendação é que antes de usar corretivo, base ou algum produto para cobrir, a pessoa faça uma boa limpeza. Limpar, tonificar e hidratar. Quem não faz isso e usa maquiagem diariamente reclama de aparecer espinhas depois. Hoje existem produtos especializados para pessoas com acne, tratamentos que ajudam. Quando a pele estiver em “crise”, não recomendo que faça uso de base nem corretivo.

Quem tem pele oleosa deve passar hidratante na pele?
Sim, existem hidratantes específicos para pele oleosa, são chamados de oilfree. Eles parecem um gel e deixam a pele bem sequinha.

Pele oleosa é sinônimo de pele hidratada?
Não. Poderia até se dizer o contrário. Mesmo sabendo que a oleosidade da pele é uma defesa nossa, é bom fazer uso dos hidratantes específicos e limpeza correta, por que o excesso de óleo pode causar danos também, como o surgimento de acne e cravo.

Para quem tem pele seca, como deve ser a preparação antes de aplicar a maquiagem?
Limpar e hidratar com hidratante próprio para pele seca. No caso, você vai retirar o tônico (adstringente).

E fora hidratar, há alguma outra coisa que possa impedir o produto de “grudar” nas partes mais ressecadas da pele?
Não é bom usar primer, pois o primer deixa a pele mais sequinha. O segredo é uma boa hidratação mesmo.

Seria indicado trocar produtos em pó por produtos cremosos ou líquidos?
Não… Isso não diferencia muito.

E qual é o melhor tipo de base para quem tem pele seca?
Bases específicas para pele seca, alguma que possua hidratante na composição. Todas que não são oilfree (livre de óleo) são indicadas.

Alguma coisa que você percebeu que pessoas com pele seca fazem, mas que deveria ser evitado?
O uso excessivo de maquiagem sem hidratação. Isso deve ser evitado, e muito.

Foto: Malu Didier

Foto: Malu Didier

Quais são os riscos de usar produtos vencidos?
Ter alergias, irritação ou coceira.

Quais são os sinais de um produto vencido?
Alguns produtos vencem antes do prazo e é bom ficar sempre esperto quando houver mudança no cheiro e na textura. No caso dos produtos em pó, acontecem mudanças na cor do produto.

É normal que parentes e amigas muito próximas compartilhem produtos e pincéis. Há algum problema nisso?
Muita gente não sabe os riscos de compartilhar os produtos e pincéis. Base e sombra não tem tanto problema, mas os batons, máscaras e os pincéis não devem ser compartilhados. O problema é a “troca de bactérias”. Todos nós sabemos que temos particularidades em nossas peles e carregamos bactérias. Quando há a troca desses produtos de uma pele pra outra, uma pessoa pode passar algum tipo de alergia, fungo ou bactéria para outra.

E os maquiadores que usam o mesmo pincel em vários cliente, não é arriscado?
Há risco se houver falta de higiene nos pincéis que, se não forem limpos regularmente, acumulam fungos. As esponjas para rosto e olhos devem ser descartáveis.

Cada vez mais pessoas tem frequentado a academia. Algumas delas não se sentem confortáveis em ir malhar sem maquiagem. É recomendável usar maquiagem ao fazer exercícios?
Não vejo problema nenhum.

Usar maquiagem o dia todo é ruim?
É relativo. Se você tiver problemas de pele, não é bom. É indicado, quando chegar no meio dia, limpar tudo, deixar a pele descansar um pouco e só então reaplicar, mas se a pessoa tiver o hábito de limpar a pele corretamente todos os dias não tem problema. Mesmo assim, é sempre bom separar no mínimo um dia na semana para não usar maquiagem nenhuma para que a pele respire.

Qual é o erro mais comum que você percebe que as pessoas cometem na hora de se maquiar?
O tom da base errado. Quando fica pálida demais, na hora de tirar uma foto, o flash estoura.

E como fazer para acertar o tom?
O ideal é, na hora de comprar, você testar no rosto e nunca na mão. A cor da sua mão não é a do seu rosto. Teste três bases no rosto, uma ao lado da outra, uma listra pequena mesmo. A que quase “sumir” ou mais se aproximar ao seu tom de pele é a indicada. Se não achar uma, o indicado é levar duas e misturar na hora de aplicar no rosto.

Esclareceu suas dúvidas? Tem mais alguma pergunta? Deixa aqui nos comentários.

Anúncios

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s