Conversa: a maquiagem revela

PENTEADEIRA 2

foto por Malu Didier

Com frequência eu escuto coisas como “maquiagem é propaganda enganosa”, “maquiagem mente”, “prefiro natural”, “não confio em quem usa maquiagem”. Também existe o uso da palavra como sinônimo de “mascarar”, “ocultar”, que dá um significado negativo ao termo quando nos referimos aos cosméticos.

É uma questão de um ciclo vicioso no qual as mesmas pessoas que reclamam fazem parte. Por exemplo, se uma mulher não usa nenhum produto, ela é “desleixada”, “descuidada”, “desligada”. Há toda uma pressão social para que essa mulher passe “a se cuidar”. Mas então, a partir do momento que ela passa a usar cosméticos, ela é “mentirosa”, “engana”, “perua”, “superficial”. Acho que fica claro que não adianta querer agradar aos outros.

Enquanto algumas pessoas não tiram suas cabeças de buracos na areia fofa, outras mais inteligentes deveriam saber que a maquiagem de alguém é uma forma de expressão artística tanto quanto pintar um quadro – ou às vezes até mais, considerando que algo feito em nossa própria pele é mais pessoal. Maquiagem pode refletir estilo pessoal, passar segurança, indicar humor. Se formos mais a fundo, dá até pra saber se uma pessoa passa muito ou pouco tempo se arrumando e se isso faz com que ela se atrase para um compromisso ou não – ou seja, organização pessoal, meu caro Watson.

A pessoa saiu de casa com o rosto limpo, mas de batom escuro. Ou com rímel, mas sem base. Ou sem sombra, sem batom, mas com base. Todas essas variantes refletem a pessoa naquele dia. Claro, a pessoa pode ter saído sem nada simplesmente porque ela não tava afim, mas e aquela amiga sua que nunca usa maquiagem, mas de repente aparece de rímel e de gloss? O que será que isso quer dizer? E aquela outra pessoa que sempre usa a maquiagem completa, mas um dia saiu sem batom?

As maquiagens fiscal e política enganam, mas o cosmético revela muito mais do que esconde, é só prestar atenção.

Anúncios

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s