Cuidados e manutenção para pinceis de maquiagem

Todo artista precisa das ferramentas certas. No mundo da maquiagem, essas ferramentas são os pinceis que usamos, apesar de muitas vezes isso não ser levado em consideração. Mas você já parou para pensar em como uma ferramente defeituosa pode afetar o trabalho do artista?

Entre uma ferramente impecável e uma que só dá para o gasto, a diferença no resultado final é clara. Por isso, sugiro que invistam em produtos de boa qualidade. Quanto melhor a produção dele, mais ele dura e mais bonito fica o resultado na sua pele. Eu sou muito fã dos pinceis da Real Techniques e agora que a marca está abrindo espaço no mercado ainda mais, ficou muito fácil de ter acesso aos produtos.

Claro que também temos os pinceis da MAC, da Sephora, da Beauty Box, da Sigma, da Vult e vários outros. Procure por um que caiba no seu bolso, mas que seja bem recomendado. Não adianta gastar R$10 em um pincel que vai desperdiçar  seu produto e que não dura na sua mão.

Quando você adquirir os pinceis ideais, vai precisar mantê-los limpos, arejados e conservados. Não há pessoas o suficiente falando sobre cuidados com pinceis, na minha opinião. Tenha em mente que as cerdas acumulam poeira do ar (e pelo, se você tiver animais de estimação), absorvem umidade e bactérias quando entram em contato com a pele. Um pincel sujo pode afetar o estado da sua pele da mesma forma que a falta de esfoliação faria.

O primeiro passo para cuidar de seus pinceis é mantê-los em um local que não seja abafado nem tenha umidade no ar, ou seja: seu quarto. Por muito tempo mantive meus pinceis no banheiro, esquecida de como a fumaça que sai do chuveiro quente prejudica o produto (Nenhum produto de maquiagem deve ser mantido no banheiro. A umidade é extremamente prejudicial.)

Depois de colocá-los no seu quarto, você precisa mantê-los limpos – e frequentemente. O ideal é lavar uma vez por semana, caso você use todos os dias. Mas como fazer isso, garantindo que o pincel vai ter a mesma qualidade depois de seco?

Basta seguir esses passos:

Em um prato raso, coloque detergente (de preferência neutro, para que seu pincel não fique com cheiro) e azeite. O detergente garante a remoção das bactérias enquanto o azeite devolve a maciez natural das cerdas.

DETERGENTE E AZEITE

Com o detergente no pincel, esfregue delicadamente na palma da sua mão, em movimentos circulares. Use a parte dos dedos se precisar que seja mais intenso.

ENXAGUE

Enxague bem, mas preste atenção para que a água toque APENAS nas CERDAS. Dentro do pincel fica a cola que segura as cerdas. Muito contato com a água pode danificar a aderência e provocar a sua queda.

ENXAGUE 2

Tire o excesso da água em uma toalha e coloque para enxugar. Não deite seus pinceis, tente mantê-los de cabeça para baixo o tempo todo para que não escorra água para dentro do pincel e cause o mesmo problema de queda.

PINCEIS

Deixe-os em um local onde vente bem, mas se certifique de que os pinceis não pegarão sol em momento nenhum enquanto secam.

NUNCA tente acelerar o processo colocando seus pinceis no sol ou usando um secador de cabelos. O calor excessivo pode fazer com que as cerdas fiquem desidratadas ou secar a cola que as segura.

Depois de algumas horas, seus pinceis vão parecer que estão novos. Além de super limpos, estarão super macios e mais fáceis de utilizar (lembre que o acúmulo de produtos uso após uso “sobrecarrega” o pincel e ele não funciona tão bem quanto poderia).

pincel 2

E então? Seus pinceis estão precisando de uma boa tratada? Deixa aqui nos comentários se você tiver alguma dica para manter os pinceis novinhos.

Anúncios

2 comentários sobre “Cuidados e manutenção para pinceis de maquiagem

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s