Maquiagem que dura o dia todo

Serei bem honesta com vocês, eu passo mais tempo do que deveria com a mesma maquiagem. Eu sei que praticamente ninguém faz isso, mas o correto é lavar o rosto, dar um tempo e aplicar tudo novamente. É mais saudável, diminui a chance de entupir os poros e  reduz o aspecto de oleosidade.

Mas se eu fui honesta, você precisa ser também. Maquiagem é caro, pesa na bolsa e na correria é difícil achar meia hora até para comer. Então, é assim que eu acabo passando o dia inteiro com a mesma maquiagem e estou aqui para conversar com vocês sobre como faço para que ela dure o máximo possível.

Recentemente, sai para jantar com alguns amigos e fui da faculdade direto para lá – manterei os nomes em segredo para não expor ninguém. Quando eu cheguei, eles perguntaram se eu tinha ido para casa antes de encontra-los. Eu disse que não e eles ficaram surpresos. “Jurei que você tinha saído da faculdade, ido para casa, feito a maquiagem e só depois vindo pra cá”, disse um. Bem, fiquei bem feliz com esse comentário, pois eu não havia me olhado no espelho e não fazia ideia do estado da minha pele.

“Como você faz para parecer tão fresh depois do dia todo?”, perguntou o outro. Bem, acho que o segredo são os produtos, pois eu nunca fiz nada com a intenção de fazer a maquiagem durar mais – simplesmente acontece. Claro que algumas técnicas ajudam muito, como usar um bom primer e retocar o pó, então pensei em indicar alguns produtos chave e alguns extras para quem, como eu, passa o dia fora de casa.

Antes de mais nada, lave bem o rosto com um sabonete secante, especialmente se você tiver problema com oleosidade na pele. Não faça exfoliação – a pele tende a produzir mais óleos
após lavagens mais profundas. Depois, o primer. Procure um produto com a finalidade que você deseja – efeito matte, diminuir os poros, iluminador, o que for –, mas lembre que o matificante deixará sua pele mais seca por mais tempo.

DSC02504

Tão importante quanto o primer é a base. Se a base que eu escolher tiver sequer um pingo de óleo, em uma hora eu já fico parecendo um ovo frito escorrendo. Há alguns meses não abro mão da base Colorstay da Revlon. Gostaria de ter um estoque eterno dessa base. Eles também têm uma fórmula para peles secas que promete durar tanto quanto a para peles mistas e oleosas, vale a pena testar.

Depois disso, costumo deixar a base “secar” um pouco, então vou para os olhos. Nunca usei primer para olhos, mas já percebi que aplicar sombra em pó sem ter uma base não funciona. Sempre uso uma das sombras em gel da Maybelline, da linha Color Tattoo. Ela realmente não larga a pele e a sombra em pó também agarra nela. A Maybelline oferece tons mais nudes e neutros, como Barely Branded, Bad to the Bronze e Tough as Taupe.

MAYBELLINE SHADOWS

Barely Branded, Bad to the Bronze e Tough As Taupe

Para as sobrancelhas, cílios e delineador eu não uso nada a prova d’água, mas nunca tive problema de escorrer, transferir ou sumir. Uso o Maybelline Brow Drama, Máscara The Falsies da Maybelline e o delineador líquido também da Maybelline Master Precise. Maybelline fest!

BROW LASHES EYELINER

Quando termino os olhos, já deu tempo da base “assentar”, então aplico pó na zona T e coloco o compacto na bolsa para retocar durante o dia. Nunca ouvi falar de ninguém que tivesse problemas com bronzer ou contorno que saíssem, mas o blush parece ser o primeiro a sumir para a maioria das pessoas. Ainda não descobri nenhum segredo que não seja a escolha do produto certo, mas esfregar demais o pincel na pele pode acabar fazendo com que o pó suma debaixo da base.

ESFOLIANTE E HIDRATANTEPara finalizar, o batom. Ainda estou procurando um batom que dure o dia inteiro, mas alguns chegam perto. É exigir demais que seu batom dure entre garrafas d’água e lanches, vamos combinar. Esfoliar e hidratar os lábios antes ajuda, mas ainda não causa milagres. Porém, uma coisa que eu notei que com certeza aumenta a vida útil do batom: não esfregar um lábio no outro. Eu tinha essa mania terrível, principalmente com batons cremosos.

ITENS NA BOLSANão sei muito bem o motivo, mas eu percebi que quando evito isso, o batom dura assustadoramente mais. Então se você também tem essa mania: pare. Leve o batom na bolsa e, ao retocar, retire o que restou completamente antes de aplicar a nova camada. Também tenha um pó compacto, lenços e – se possível – um pouquinho de nada de base em um potinho para caso haja uma necessidade gritante de retoque.

Sendo assim, fica aqui minha resposta àquela pergunta do meu amigo: produtos e técnicas. Se alguém tiver alguma outra ideia, coloca aqui nos comentários para gente conversar!

Anúncios

4 comentários sobre “Maquiagem que dura o dia todo

Converse!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s